Regresso ao Estudo Bíblico - 3     

Text Box: Objectivo: examinar quem é Jesus Cristo e a razão pela qual Ele é central á fé do crente


 

O Cristianismo é sobre Jesus Cristo

 

"No seu íntimo, o Cristianismo não é um sistema complexamente lindo como o Budismo, uma gigantesca torre de morais como o Islão, ou um conjunto delicado de rituais como algumas igrejas o têm apresentado. O ponto de partida crucial para qualquer discussão sobre este tópico é o facto de que o 'Cristianismo' - como a palavra sugere - é sobre uma pessoa, Jesus Cristo" (Dickson 1999:11)

 

O Cristianismo, embora tenha sido visto inicialmente como uma seita Judaica, era diferente do Judaísmo. Os Judeus tinham fé em Deus mas na sua maioria não aceitavam Jesus como o Cristo. Outro grupo reconhecido no Novo Testamento, os gentios "Tementes a Deus", de quem Cornélio fazia parte (Atos 10:2) também tinham fé em Deus, mas também não aceitavam Jesus como o Messias.

 

"A figura de Jesus Cristo é de importância central á teologia Cristã. Apesar de que 'teologia' poderia ser definida como 'conversar sobre Deus' de um modo geral, a 'Teologia Cristã' consente um papel central a Jesus Cristo" (McGrath 1997:322).

 

"O Cristianismo não é um conjunto de ideias independentes; representa uma resposta sustentada ás perguntas levantadas pela vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O Cristianismo é uma religião histórica que teve o seu início num conjunto específico de eventos, os quais se centram em Jesus Cristo" (ibid)

 

Não existe o Cristianismo sem Jesus Cristo. Quem era este Jesus? O que era tão especial sobre ele que Satanás desejava destruí-lo e suprimir a história do seu nascimento? (Apocalipse 12:4-5; Mateus 2:1-18) Que qualidade é que Ele tinha que fez com que os seus discípulos ficassem destemidos ao ponto de serem acusados de querer virar o mundo ás avessas? (Atos 17:6)

Reflexão

Como distinguirias o Cristianismo de outras crenças ou fés? 

Deus vem a nós através de Cristo

 

O último estudo terminou enfatizando o facto de que podemos conhecer a Deus somente através de Jesus Cristo (Mateus 11:27), o qual é a expressão exacta do Ser de Deus (Hebreus 1:3). É através de Jesus que podemos conhecer como é Deus porque somente em Jesus é a revelada imagem do Pai (Colossenses 1:15).

 

O novo Testamento explica que Deus entrou na condição humana através da pessoa de Jesus Cristo. O Apostolo João escreveu que "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (João 1:1). O Verbo é identificado como Jesus, o qual "se fez carne e habitou entre nós" (João 1:14).

 

Portanto Jesus, o Verbo, é a segunda pessoa da Divindade, em quem "habita corporalmente toda a plenitude da Divindade" (Colossenses 2:9). Jesus era totalmente humano e totalmente Divino, Filho de Homem e Filho de Deus "porque aprouve a Deus que nele residisse toda a plenitude" (Colossenses 1:19), "Porque todos nós temos recebido da sua plenitude" (João 1:16)

 

"Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens" (Filipenses 2:5-7). Esta passagem explica que Jesus desvestiu-se das prerrogativas da Divindade, tornando-se um de nós, para que "aqueles que acreditassem no seu nome"  viessem a "se tornarem filhos de Deus" (João 1:12).

 

"Acreditamos que estamos a ser confrontados pessoalmente, historicamente e escatologicamente com a Bondade de Deus na humanidade deste homem particular, Jesus de Nazaré" (Jinkins 2001:98).

 

Quando encontramos Jesus, encontramos a Deus. "Se me tivesses conhecido", diz Jesus "terias também conhecido o meu Pai" (João 8:19)

Reflexão

De que maneira é que a humanidade de Cristo impacta a tua fé?

O facto de que a Palavra se tornou em carne e viveu no nosso meio ajuda-nos a entender como Deus têm empatia connosco quando temos problemas? (Ver Hebreus 2:14, 4:14‑16)

Jesus é o Criador e o Sustentador de todas as coisas

 

Ao examinar "a Palavra" João explica que "Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (João 1:2-3)

 

Paulo expõe mais a ideia: "Todas as coisa foram criadas por Ele e para Ele" (Colossenses 1:16). O livro de Hebreus também discute "Jesus, que foi feito um pouco menor que os anjos" (i.e. tornou-se humano), "para quem são todas as coisas, e por meio de quem tudo existe" (Hebreus 2:9-10)

Jesus Cristo "é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas" (Colossenses 1:17) Ele "sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder" (Hebreus 1:3)

Os líderes Judeus não entenderam a sua natureza Divina. Jesus disse-lhes, "pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou" e "antes que Abraão existisse, eu sou" (João 8:42, 58). A referência "EU SOU" foi a mesma que Deus utilizou para si próprio quando falou a Moisés (Êxodo 3:14), e consequentemente, os Fariseus e professores da lei tentaram com pedras matar a Cristo pela blasfémia de estar a pronunciar-se divino (João 8:59)

 

Jesus é o Filho de Deus

 

João escreveu sobre Jesus, "e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai" (João 1:14). Jesus foi o único Filho do Pai.

 

Quando Jesus foi baptizado Deus proclamou sobre Ele "Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo." (Marcos 1:11; Lucas 3:22)

 

Quando Pedro, Tiago e João receberam a visão do Reino de Deus, Pedro considerou que Jesus estava ao mesmo nível que Moisés e Elias. Ele não reconheceu que Jesus "é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés" (Hebreus 3:3), e que alguém maior do que os profetas estava no seu meio. De novo uma voz veio do céu e exclamou "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi." (Mateus 17:5). Pela razão de que Jesus é o Filho de Deus deveremos ouvir o que Ele nos diz.

 

Jesus "foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos" (Romanos 1:4)

 

É o sacrifício do Filho de Deus que permite ao crente ser salvo. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16) "o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo" (1 João 4:14)

 

Jesus é Senhor e Rei

 

Múltiplas vezes no Novo Testamento Jesus Cristo é referido como Senhor.

 

A mensagem do Anjo aos pastores na altura do nascimento de Cristo foi "É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor." (Lucas 2:11)

 

A comissão entregue a João Batista foi "preparar o caminho do Senhor" (Marcos 1:1-4; João 3:1-6)

 

No início de várias cartas, Paulo, Tiago, Pedro e João aludem ao "Senhor Jesus Cristo" (1 Corintios 1:2-3; 2 Corintios 2:2; Efésios 1:2; Tiago 1:1; 1 Pedro 1:3; 2 João 3; etc.)

 

A ideia de Senhor implica soberania sobre todos os aspectos da fé e vida espiritual do crente. Apocalipse 19:16 relembra-nos de que a Palavra de Deus, Jesus Cristo é "REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES".

 

O recente teólogo Michael Junkins escreve no seu livre recente Invitation to Theology: “A sua reivindicação sobre nós é absoluta e compreensiva. Nós pertencemos ao Senhor, Jesus Cristo, absolutamente e completamente, corpo e alma, em vida e em morte" (2001:122)

 

Reflexão

Qual é a posição de Jesus em relação a outras figuras bíblicas?

Se Jesus é o Filho de Deus, o nosso Senhor e Rei, que autoridade têm Ele sobre a nossa fé?

Jesus é o Messias profetizado, o Salvador

 

Em Daniel 9:25 Deus explica que o Messias, o Principie, virá para livrar o seu povo. Messias, em Hebraico, significa "o ungido". André, um dos seguidores iniciais de Jesus, realizou que em Jesus ele e outros discípulos "encontraram o Messias", o qual retirado da tradução Grega foi traduzido como "o Cristo" (João 1:41).

 

Muitas profecias no Antigo Testamento falaram deste esperado Salvador. No seu relatório da história de Jesus, Mateus detalha frequentemente como essas profecias sobre o Messias foram concretizadas na vida e ministério do Filho de Deus, o qual transformado em carne, foi milagrosamente concebido através do Espírito Santo numa virgem chamada Maria, e foi chamado Jesus que quer dizer Salvador: "Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta" (Mateus 1:22)

 

Jesus disse "São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos." (Lucas 24:44). Ele tinha que concretizar todas as profecias Messiânicas.

 

Os outros escritores do Novo Testamento testemunharam que Jesus é o Cristo (Marcos 8:29; Lucas 2:11, 4:41, 9:20; João 6:69, 11:27, 20:31).

 

Os Cristãos iniciais ensinavam que "isto é, como o Cristo devia padecer, e como seria ele o primeiro que, pela ressurreição dos mortos, devia anunciar a luz a este povo e também aos gentios." (Atos 26:23). Noutras palavras, que Jesus "é verdadeiramente o Salvador do mundo. " (João 4:42)

 

Jesus vai voltar com misericórdia e julgamento

 

Para o Cristão toda a história nos leva para e desde os eventos na vida de Cristo. A história da sua vida é central á nossa fé.

 

Mas a história não terminou. Continua desde o Novo Testamento até á eternidade. A Bíblia explica que Jesus vive a Sua vida em nós e como Ele o faz será âmbito de um futuro estudo.

 

Além disso Jesus voltará (João 14:1-3; Actos :11; 1 Tessalónicenses 4:13‑18; 2 Pedro 3:10‑13; etc.).

 

A Sua volta não é para tratar do pecado (o qual já foi vencido através do seu sacrifício), mas para a Salvação (Hebreus 9:28). No seu "trono de graça" (Hebreus 4:16) Ele "com justiça há de julgar o mundo" (Actos 17:31)

 

"Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo" (Filipenses 3:20)

Reflexão

Como explicarias a alguém que Cristo é o Messias?

Como é que o retorno de Cristo afecta a tua fé?

Conclusão

As escrituras revelam Jesus sendo a Palavra encarnada, o Filho de Deus, o Senhor, o Rei, o Messias, o Salvador do mundo que virá uma segunda vez em misericórdia e justiça. Ele é central á fé do crente Cristão porque sem Cristo não existe o Cristianismo. Necessitamos de escutar o que Ele tem para nos dizer.

Mais no website da Worldwide Church of God :  

http://www.wcg.org/lit/aboutus/beliefs/son.htm    e    http://www.idm.pt

Deus o Filho

Deus o Filho é a segunda Pessoa da Divindade, eternamente gerado pelo Pai. Ele é a Palavra e a imagem expressa do Pai, através de quem e para quem todas as coisas foram criadas. Ele foi enviado pelo Pai como Jesus Cristo para ser Deus revelado na carne para a nossa salvação. Jesus foi concebido pelo Espírito Santo e nasceu da virgem Maria, inteiramente Deus e inteiramento humano, duas naturezas em uma só Pessoa. Ele é o Filho de Deus e Senhor de tudo, merecedor de louvor, honra e reverencia. Como profetizado Salvador da humanidade, ele morreu pelos nossos pecados, foi ressuscitado dos mortos, e ascendeu ao céu a partir de onde ele é o mediador entre a humanidade e Deus. Ele voltará em glória para reinar como Rei dos reis sobre todas as nações no Reino de Deus. (João 1:1, 10, 14; Colossenses 1:15-16; Hebreus 1:3; João 3:16; Titus 2:13; Mateus 1:20; Actos 10:36; 1 Corintios 15:3-4; Hebreus 1:8; Apócalipse 19:16)

Leituras adicionais

http://www.wcg.org/lit/jesus/default.htm     e    http://www.idm.pt

Dickson, John. Simply Christianity: beyond religion. 1999. Australia: Matthias Media.

 

Jinkins, Michael. Invitation to Theology. 2001. USA: InterVarsity Press.

 

Text Box: Próximo Estudo
O que disse o nosso Senhor Jesus, e como é que isso nos afecta ?
McGrath, Alistair. Christian Theology: An Introduction. 1994, 1997. UK: Blackwell Publishers